1. Escreva os números 13, -13, 31 e -31 colocando-os na ordem crescente.
2. Representamos os números inteiros A, B, C e zero na reta dos inteiros:
a) O número B é maior, menor, ou igual a C?
b) O número B é maior, menor, ou igual a zero?
c) O número C é menor que A?
d) Quais desses números são positivos?
3. O instante de lançamento de um foguete é o instante 0 (zero). A contagem regressiva começa 60 segundo antes do lançamento, isto é, no instante $-60$. Indique com um número inteiro estes instantes:
a) o do segundo seguinte ao início da contagem
b) o do segundo anterior ao instante do lançamento
4. O matemático grego Euclides escreveu um livro sobre Geometria no ano -290, isto é, no ano 290 antes de Cristo. O matemático grego Eratóstenes estudou os números primos no ano -240. O livro de Euclides foi escrito antes ou depois dos estudos de Eratóstenes? Quantos anos antes ou depois?
5. A tabela mostra os lucros da rede de pipoqueiros Mac Zeca's, que atua nas portas das escolas:
Janeiro | -200 mil |
Fevereiro | 100 mil |
Março | 200 mil |
Abril | 200 mil |
Maio | 200 mil |
Junho | 300 mil |
Julho | -200 mil |
Observe que, em janeiro, Mac Zeca's teve um lucro de -200 mil, isto é, um grande prejuízo. Mas em fevereiro a situação melhorou.
a) qual o lucro de Mac Zeca's em abril?
b) De Janeiro a julho, em que meses ela teve prejuízo?
c) Dê uma explicação para os prejuízos de Mac Zeca's.
6. Considere os números inteiros -123, 231, -312, 132 e 0.
a) Escreva-os em ordem crescente.
b) Escreva seus módulos em ordem crescente
c) Escreva seus opostos em ordem crescente
7. Em cada item, compare os dois números, usando sempre o símbolo $>$:
a) -1010 e -1000
b) |-1010| e -1000
c) |-1010| e |-1000|
d) -1101 e -1001
e) |-1101| e |-1001|
f) -1101 e |-1001|
8. Diga quantos são os números inteiros que têm:
a) Módulo 3
b) módulo menor que 3
c) módulo 0
d) módulo menor que 0
e) módulo menor que 10
f) módulo menor que 100
g) módulo maior que 10
h) módulo maior que 100
9. Responda:
a) Qual é o oposto de -5?
b) Qual é o oposto do oposto de -5?
c) Qual é o simétrico de 15?
d) Qual é o simétrico do simétrico de 15?
e) Qual é o oposto do módulo de -7?
Respostas:
Questão | Resposta |
---|---|
1 | -31, -13, 13, 31 |
2 | a) menor b) menor c) sim d) apenas A |
3 | a) -59 b) -1 |
4 | 50 anos antes |
5 | a) 200 mil b) Janeiro e julho c) São os meses de férias escolares |
6 | a) -312, -123, 0, 132, 231 b) |0|, |-123|, |132|, |231|, |-312| c) -231, -132, 0, 123, 312 |
7 | a) -1000 > -1010 b) |-1010| > -1000 c) |-1010| > |-1000| d) -1001 > -1101 e) |-1101|>|-1001| f) |-1001|> -1101 |
8 | a) dois b) cinco c) um d) nenhum e) dezenove f) cento e noventa e nove g) infinitos h) infinitos |
9 | a) 5 b) -5 c) -15 d) 15 e) -7 |
E não esqueça de compartilhar!
Se gostou não se esqueça de compartilhar: