terça-feira, 20 de junho de 2023

Fundamentos de matemática elementar: Conjuntos e funções

Livro Fundamentos de matemática elementar: Conjuntos e funções
Editora ‏: ‎ Saraiva Didáticos; 9ª edição (3 dezembro 2019)
Idioma ‏: ‎ Português
Capa comum ‏: ‎ 416 páginas
Autor: Carlos Murakami e Gelson Iezzi


O livro "Fundamentos de Matemática Elementar - Volume 1: Conjuntos e Funções" escrito por Gelson Lezzi é uma obra que aborda os conceitos fundamentais da matemática, especialmente no que diz respeito a conjuntos e funções. É um material destinado a estudantes e entusiastas da matemática que desejam compreender e aprimorar seus conhecimentos nesses temas essenciais.

O livro está dividido em capítulos que exploram diferentes aspectos dos conjuntos e das funções, apresentando explicações claras e exercícios para prática. O autor utiliza uma abordagem didática, que busca tornar os conceitos mais acessíveis e compreensíveis para os leitores.

No início do livro, o autor introduz os conceitos básicos de conjuntos, como definição, representação e operações com conjuntos. São abordados tópicos como união, interseção, diferença e complementar de conjuntos, além de propriedades fundamentais.

Em seguida, o livro explora as noções de subconjuntos, conjuntos disjuntos, conjuntos universo e conjuntos vazios. São discutidas também as relações de inclusão e igualdade entre conjuntos, bem como a representação por meio de diagramas de Venn.

Na segunda parte do livro, o autor introduz os conceitos de função e sua importância na matemática. São apresentadas as definições e propriedades básicas de funções, incluindo os conceitos de domínio, contradomínio e imagem.

O livro aborda diferentes tipos de funções, como função injetora, função sobrejetora e função bijetora. Além disso, são apresentadas as operações com funções, como composição e inversa.

Ao longo do livro, são fornecidos exemplos e exercícios práticos para que os leitores possam aplicar os conceitos apresentados e aprimorar sua compreensão. O autor também destaca a importância da matemática e sua relação com outras áreas do conhecimento.

Em suma, "Fundamentos de Matemática Elementar - Volume 1: Conjuntos e Funções" é um livro abrangente que explora os princípios fundamentais da matemática, especificamente no que diz respeito a conjuntos e funções. É uma valiosa ferramenta de estudo e referência para estudantes e interessados em desenvolver suas habilidades matemáticas nesses temas essenciais.