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Lista de exercícios com números inteiros, naturais e a reta numérica - Parte 2


1. Escreva os números 13, -13, 31 e -31 colocando-os na ordem crescente.


2. Representamos os números inteiros A, B, C e zero na reta dos inteiros:
Cada letra representa um número inteiro

a) O número B é maior, menor, ou igual a C?
b) O número B é maior, menor, ou igual a zero?
c) O número C é menor que A?
d) Quais desses números são positivos?


3. O instante de lançamento de um foguete é o instante 0 (zero). A contagem regressiva começa 60 segundo antes do lançamento, isto é, no instante $-60$. Indique com um número inteiro estes instantes:
a) o do segundo seguinte ao início da contagem
b) o do segundo anterior ao instante do lançamento


4. O matemático grego Euclides escreveu um livro sobre Geometria no ano -290, isto é, no ano 290 antes de Cristo. O matemático grego Eratóstenes estudou os números primos no ano -240. O livro de Euclides foi escrito antes ou depois dos estudos de Eratóstenes? Quantos anos antes ou depois?


5. A tabela mostra os lucros da rede de pipoqueiros Mac Zeca's, que atua nas portas das escolas:

Janeiro-200 mil
Fevereiro100 mil
Março200 mil
Abril200 mil
Maio200 mil
Junho300 mil
Julho-200 mil

Observe que, em janeiro, Mac Zeca's teve um lucro de -200 mil, isto é, um grande prejuízo. Mas em fevereiro a situação melhorou.

a) qual o lucro de Mac Zeca's em abril?
b) De Janeiro a julho, em que meses ela teve prejuízo?
c) Dê uma explicação para os prejuízos de Mac Zeca's.


6. Considere os números inteiros -123, 231, -312, 132 e 0.
a) Escreva-os em ordem crescente.
b) Escreva seus módulos em ordem crescente
c) Escreva seus opostos em ordem crescente


7. Em cada item, compare os dois números, usando sempre o símbolo $>$:
a) -1010 e -1000
b) |-1010| e -1000
c) |-1010| e |-1000|
d) -1101 e -1001
e) |-1101| e |-1001|
f) -1101 e |-1001|


8. Diga quantos são os números inteiros que têm:
a) Módulo 3
b) módulo menor que 3
c) módulo 0
d) módulo menor que 0
e) módulo menor que 10
f) módulo menor que 100
g) módulo maior que 10
h) módulo maior que 100


9. Responda:
a) Qual é o oposto de -5?
b) Qual é o oposto do oposto de -5?
c) Qual é o simétrico de 15?
d) Qual é o simétrico do simétrico de 15?
e) Qual é o oposto do módulo de -7?


Respostas:
QuestãoResposta
1-31, -13, 13, 31
2a) menor
b) menor
c) sim
d) apenas A
3a) -59
b) -1
450 anos antes
5a) 200 mil
b) Janeiro e julho
c) São os meses de férias escolares
6a) -312, -123, 0, 132, 231
b) |0|, |-123|, |132|, |231|, |-312|
c) -231, -132, 0, 123, 312
7a) $-1000 > -1010$
b) $|-1010| > -1000$
c) $|-1010| > |-1000|$
d) $-1001 > -1101$
e) $|-1101|>|-1001|$
f) $|-1001|> -1101$
8a) dois
b) cinco
c) um
d) nenhum
e) dezenove
f) cento e noventa e nove
g) infinitos
h) infinitos
9a) 5
b) -5
c) -15
d) 15
e) -7


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(a) $\frac{2}{3} \times 5 \div \frac{6}{8} = $


(b) $\frac{3}{2} \times \frac{2}{3} =$


(c) $\frac{2}{3}\times \frac{5}{3}=$


(d) $\frac{3}{4} \times \frac{5}{6} \times \frac{7}{8}=$


(e)$\frac{9}{8} \times 4 \times 2 =$


(f) $\frac{1}{2} \div \frac{5}{6}=$


(g)$\frac{2}{3}\div \frac{4}{5}=$


(h)$\frac{4}{5} \div \frac{7}{4} \div 6=$


(i)$ \frac{2}{9} \div 3\times \frac{7}{8}=$


(j)$\frac{7}{8} \times 9 \div 3=$


(k)$ 8 \div 7 \div 2=$


Respostas com resolução:

(a)$\frac{2}{3} \times 5 \div \frac{6}{8} = \frac{80}{18} =\frac{40}{9}$


(b)$\frac{3}{2} \times \frac{2}{3} =\frac{6}{6} = 1$


(c)$\frac{2}{3}\times \frac{5}{3}= \frac{10}{9}$


(d)$\frac{3}{4} \times \frac{5}{6} \times \frac{7}{8}=\frac{105}{192}$


(e)$\frac{9}{8} \times 4 \times 2 = 9$


(f) $\frac{1}{2} \div \frac{5}{6}= \frac{1}{2} \times \frac{6}{5} =\frac{6}{10}=\frac{3}{5}$



(g)$\frac{2}{3}\div \frac{4}{5}= \frac{2}{3}\times\frac{5}{4}=\frac{10}{12}=\frac{5}{6}$


(h)$\frac{4}{5} \div \frac{7}{4} \div 6=\fra…

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